Arquivo XML, Saiba O Que É E Para O Que Serve!

A internet é vasta e está sempre se inovando. Talvez, em alguma pesquisa de negócios ou até mesmo de conhecimento, você tenha se deparado com o Arquivo XML e não faça a mínima ideia do que seja este formato de arquivo. Não se preocupe, nós sabemos e vamos repassar para você todas as informações necessárias para um ótimo entendimento sobre esses arquivos.

O arquivo XML tem um formato totalmente denominado por quem o cria, ou seja o formato dele não é exclusivo, você pode encontrar diversos tipos feitos por diversas pessoas diferentes e para variadas finalidades. Ainda não ficou claro? Nós sabemos! Para você entender o que é arquivo XML vamos precisar de uma conversa melhor, começando pela explicação de como funcionam esses arquivos.

Arquivo XML

O que é um arquivo XML?

Extensible Markup Language ou XML, é um tipo de arquivo em texto. Este tipo de arquivo é muito usado para a elaboração de documentos com dados organizados de forma hierárquica como textos, desenhos vetoriais ou bancos de dados. Se trata de uma linguagem bem extensa, pois é capaz de definir elementos associados a marcações.

Mas o que seria a linguagem de marcação? Acalme-se! Esta linguagem é uma comunhão de códigos com textos ou dados que permitem a leitura de pessoas e computadores.

Um exemplo de linguagem de marcação é o HTML que possui a função de formatar e organizar um site na internet.

O Arquivo XML possui o conceito bem parecido mas o objetivo dele é fazer a organização, separação e integração do conteúdo com outros meios de linguagem.

As principais características deste tipo de arquivo é que ele pode ser usado para fazer o compartilhamento de informações entre aplicações e computadores. Se for necessário usar outro padrão, ainda é possível capturar o conteúdo específico e repassá-lo sem perder o objetivo e sem chances de erros mínimos.

Quem usa e quais informações possuem o Arquivo XML?

Em sua maioria, as empresas são os principais usuários do Arquivo XML, pois dependem da emissão de notas fiscais e se tem uma solução simples para os formatos de nota fiscal com todas as informações necessárias, XML é o principal deles.

Agora que você já entende o que é Arquivo XML, vamos falar mais sobre as informações que esse tipo de arquivo costumam carregar.

Muito funcional para empresas, na grande maioria dos casos esses arquivos possuem informações de nota fiscal, de quem emite e de quem as recebe, além de dados dos produtos, despesas financeiras, transporte e pagamentos.

Na nota fiscal você encontrará a data e o horário que foi emitida, além da série, número e o valor totalizado da compra realizada. Quanto a emissão e destinatários, os dados com nome, razão social, CNPJ e endereço da empresa são os mais comuns. Sobre o produto, é preciso uma descrição e desta forma o arquivo XML também ajuda a carregar os números que fazem a identificação da quantidade existente, bem como os valores de cada mercadoria.

As despesas podem ser incluídas no arquivo XML com dados referentes ao valor de cada mercadoria, valor de frete, valores referentes a seguros e impostos IPI, COFINS, PIS, entre outros.

Os dados de transporte também podem usar o formato de arquivo, e normalmente contém informações a respeito da transportadora e sobre o veículo que estará sendo usado.  Na parte que envolve os pagamentos, o arquivo XML atua com dados do tipo de pagamento e o endereço para a cobrança seguinte.

Pode parecer que seja muita informação sobre um arquivo tão simples, mas cada detalhe é essencial para o funcionamento de uma empresa.

Arquivo XML emissão de nota fiscal

Qual é a importância do Arquivo XML nas empresas?

O principal motivo de consumir o Arquivo XML são as notas fiscais e se uma empresa não possui nota fiscal, ela está sujeita a enfrentar muitas coisas no futuro, que podem não ser tão legais assim. Manter a legalidade da sua empresa é essencial e este arquivo existe para te ajudar neste processo.

O principal motivo de usar o arquivo XML em sua empresa são os padrões usados para facilitar o uso e a criação destes documentos tão preciosos para as empresas. As informações que uma nota fiscal carrega, é praticamente completa sobre uma empresa ou serviço oferecido, quando esses possuem registro legal.

Mulher mexendo no computador e na calculadora

Como emitir um arquivo XML?

Por mais que possa parecer bem complicado o entendimento, como já mencionamos, o arquivo XML é bem simples assim como sua emissão. Mas isso vai depender muito do tamanho que sua empresa possui, afinal, quanto maior for seu negócio, maiores serão a quantidade de informações necessárias.

Portanto, se sua empresa já está bem posicionada e fluindo da forma correta e você precisar fazer uma mudança nos padrões de nota fiscal, o ideal é contar com a ajuda de programadores que vão entender os diversos códigos e informações que devem ser usadas. As ferramentas de gestão deste processo também podem ser muito úteis.

As empresas menores não terão dificuldade em incluir as informações a serem padronizadas e o processo pode ser feito de forma manual, basta fornecer as informações que o formulário pede. Para encontrar este formulário, basta acessar o programa de emissão das notas fiscais eletrônicas.

Agora, quando as empresa fazem muitas transações a forma mais interessante de fazer o uso do arquivo XML é usar uma forma automatizada, que é por vezes mais rápida e prática.

Emitir um arquivo XML

O que deve ser feito após a emissão do arquivo XML?

Após realizar o preenchimento e emitir o seu arquivo XML, o importante é pensar qual será a melhor forma de guardar este documento. O arquivo possui o formato digital, e é recomendado que seja guardado por pelo menos 5 anos.

Além do armazenamento das informações, quem recebe um produto de sua empresa deve ter acesso ao documento com os dados pelo mesmo período de tempo.

Caso precise acessar as informações sobre a empresa, valores, etc. ele saberá onde pode encontrar o que deseja. É muito importante saber que a perda deste documento pode gerar uma multa que sua empresa deverá pagar. É claro, essas regras podem mudar, mas na maioria dos casos esse é o processo para aqueles que perdem as informações.

A importância do Arquivo XML é a garantia das empresas com a lei. É importante ficar bem atento as informações colocadas no arquivo e fazer uso de ferramentas que vão te auxiliar na melhor forma no momento de incluir os dados para seus XML.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *